Armando Dos Reis - Fundador

Armando Dos Reis - Fundador da PLAN

A PLAN foi fundada em 1991 pelo Arquitecto e Urbanista Armando Daniel Dos Reis.

Nascido em Buenos Aires, Argentina, em 1956, no seio de uma família portuguesa, Armando completou os seus estudos na Universidade de Móron em Buenos Aires, onde viveu e desenvolveu a sua actividade profissional até 1987, ano em que foi convidado pela Comissão de Coordenação Regional do Algarve (CCR Algarve) a integrar a equipa multidisciplinar responsável pela elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL). Foi o primeiro plano deste género a ser elaborado em Portugal.

Após a sua experiência na CCR Algarve, o Armando foi convidado a coordenar o Plano de Urbanização do empreendimento Quinta do Lago, passando em 1991 a ocupar o cargo de consultor oficial da Quinta do Lago, S.A. nas áreas de urbanismo e arquitectura.

Paralelamente à sua actividade na Quinta do Lago, S.A., foi em 1991 que Armando fundou a empresa Planassociados (hoje PLAN Associated Architects). Uma empresa baseada numa filosofia de busca constante de qualidade, inovação, profissionalismo e espírito democrático, em que cada indivíduo que compõe a equipa técnica deveria ter um papel igualmente significativo dentro da empresa, contribuindo para o resultado final de cada projecto.

Na PLAN desenvolveu o seu dom nas mais diversas áreas - arquitectura, urbanismo, projectos turísticos, habitacionais, serviços, comércio. Obteve vários prémios nacionais e internacionais. E brilhou. Acima de tudo brilhou.

Foi com profunda tristeza que no dia 25 de Março de 2009 vimos partir aquele que foi mais do que o fundador de uma empresa, o pai, o irmão, o marido, o amigo, o professor, a inspiração de todos quanto beneficiaram da sua presença, da sua luz, do seu sorriso. Armando deixou-nos aos 52 anos de idade, mas deu-nos tanto. A PLAN continuará com o legado e a filosofia daquele que sempre foi um exemplo de coragem e luta pelos nossos sonhos.

“Uma das maneiras de nos imortalizarmos na vida, é através da Arquitectura.” Armando Daniel Dos Reis